Meu! É impressionante como pequenas coisas têm um impacto tão grande para mudar a sua vida... Eu fiz um curso de laminação em fibra de vidro no fim de semana e hoje a minha vida parece estar tão diferente!
Tá certo que tem um pouco de exagero, afinal, não vou largar tudo e sair laminando por aí... Mas a verdade é que a partir de agora eu tenho mais uma profissão: "Oi, prazer, eu sou Relações Públicas e Laminadora de Fibra de Vidro!" (risos).
Bom, brincadeiras à parte, mas há 2 anos eu não me imaginava no ponto em que estou agora. Hoje eu já me vejo, em breve, se alguém me pedir para me apresentar, dizendo minhas habilidades e tal, eu vou dizer: "Oi, muito prazer, meu nome é Karen, sou velejadora, mergulhadora amadora, relações públicas, laminadora de fibra de vidro, também restauro barcos e faço pias de mármore sintético e sou ambientalista, com especialização na utilização consciente de recursos hídricos e descarte adequado de resíduos da laminação. (risos)
Isso me lembra a Angélica, uma moça que conheci em um cursinho, que fiz no começo do ano, preparatório para concursos públicos, ela se apresentou assim: "Oi, eu sou doutora em direito (sei lá das quantas)". Eu olhei pra ela e disse: "Oi, prazer, eu sou a Karen e não sou doutora!" (risos)
Voltando ao assunto... Eu me formei há 3 anos, em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas. E naquela época eu tinha pavor que isso me definisse. Hoje eu tenho orgulho de me dizer uma Relações Públicas, porque amadureci a ideia que eu tinha sobre a profissão. E eu não preciso ser aquela profissional fútil só preocupada com os coquetéis e festinhas de final de ano, nem apenas com os muraizinhos da empresa e com o famigerado "rádio peão". Eu vejo hoje a possibilidade de fazer a diferença dentro de uma organização, tanto com a educação ambiental e conscientização em termos de sustentabilidade desde a alta gerência até os colaboradores mais simples e os terceirizados, me vejo como uma agente modificadora. Afinal qualidade e economia podem sim andar juntas. Aprendi coisas tão legais nesse fim de semana do curso de laminação, por exemplo, que em muitas empresas, a qualidade do produto fica comprometida por falta de consciência dos trabalhadores, que gastam material em excesso, gerando desperdício para a empresa e defeito no produto, pois não há a conscienticação adequada sobre o conceito de sustentabilidade e excelência. Além disso, me vejo como uma conhecedora do meio ambiente e dos processos de laminação de fibra de vidro, com uma visão muito mais técnica, o que faz de mim uma excelente comunicadora para empresas que lidam com esses temas e que precisam de alguém que represente, planeje e gerencie a imagem da organização, a comunicação integrada, de forma a trabalhar os conceitos comunicacionais tendo conhecimento técnico desses assuntos.
E eu que tenho carteira de motorista desde 2003, mas tinha medo de dirigir e só comecei a dirigir de novo há 2 semanas, pois enfrentei e superei meu medo, hoje não só dirijo o carro para qualquer lugar, como também navego qualquer barco em águas abrigadas, com a minha habilitação de arrais amadora. E em breve não terei nem limites de navegação, pois está nos planos tirar as habilitações de Mestre Amadora e de Capitão Amadora. E pensar que semana que vem vou fazer meu curso de mergulho com certificação internacional PADI, sendo que há 2 anos eu tinha pavor de água, há 4 anos eu nem sabia nadar (nem boiar)! E pensar que eu que nunca terminava nada na minha vida, terminei no ano passado o curso de língua japonesa e hoje já posso escrever cartas para os meus avós, tios e primos no Japão e ler as notícias no site japonês. Pense agora na minha auto-estima como está? (risos)
A auto-estima está tão lá em cima, que não sei quem é maior, ela ou a felicidade que ela proporciona. Lógico que pra conquistar uma felicidade desse tamanho é preciso não ter preguiça, nem medo de trabalhar, estudar, enfim, de lutar muito pelos sonhos e pela superação dos obstáculos. E ao invés de gastar o meu tempo e a minha energia reclamando da vida, da falta de sorte ou das contas a pagar, investir o mesmo tempo e energia para realizar os feitos que me trouxeram até aqui.
Já consigo ver a vida sob uma nova perspectiva, não só porque aprendi a laminar ou fazer mármore sintético, não só por dirigir carros e pilotar barcos, não só por ver a minha profissão como algo mais promissor do que antes, não só por ter aprendido a nadar e por estar prestes a me tornar uma mergulhadora certificada internacional, mas por tudo isso junto, pelo sentimento de que sou capaz de fazer qualquer coisa que eu queira, desde que me empenhe por ela, pela minha auto-estima que massageia o meu ego e que me faz ser mais feliz e pelas minhas conquistas que deixam todos os que amo orgulhosos de mim e faz os estranhos me admirarem, isso tudo assim, nessa mistura maluca da minha vida é que me mostra novos caminhos a serem seguidos, um jeito novo de encarar a vida e o que está por vir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário