segunda-feira, 30 de abril de 2012

Janelas da alma

O dia hoje amanheceu muito bonito. Céu cinza! Adoro céu cinza! Pena estar enclausurada na minha prisão urbana, porque dias assim rendem maravilhosas caminhadas na praia.

Levantei cedo, lavei a louça do jantar de ontem, que ainda estava na pia. Hoje ainda mais cedo, o namorido levantou, se arrumou e foi trabalhar. Coitado! Emenda de feriado, mas a empresa onde ele trabalha nunca emenda nada...

Depois de cuidar da louça do jantar, passei um café bem forte, peguei a minha tigelinha cheia de leite bem quentinho com granola light de maçã (hummmmm... está fantástica!!!). Sentei na frente do computador e comecei a rotina diária de verificar e-mails. E já começo o dia rindo! Vagas de emprego: ajudante de mecânico! Hein?! Esses sites de empregos são mesmo uma piada, é cada vaga que me aparece, que por vezes já tive vontade de xingar, de gritar, de arremessar o computador na parede e de chorar, mas hoje eu simplesmente dou risada! No primeiro dia que entrei em cada um desses sites, passei horas com aquela chateação de preencher cadastro, muitas vezes o site tinha algum pirepaque e eu tinha que recomeçar a escrever, assinalar etc. etc. e no final das contas, diariamente aparecem vagas que não têm absolutamente nada a ver com o perfil que solicitei o monitoramento. Eu poderia ficar muito brava, muito chateada e estressada, mas acho que pior ainda é para o ser humano que fez a programação daquele site, cujos filtros simplesmente não funcionam! (risos)

Depois fui dar uma olhadinha no que as pessoas estão fazendo, ou seja, xeretada básica no facebook. Mensagens de deus, mensagens sobre cachorros, mensagens sobre finais de semana fenomenais, mensagens sobre futebol, mas o que me espanta é a quantidade me mensagens pessimistas, depressivas ou de tentativa de auto-afirmação. Tantas pessoas infelizes, frustradas e algumas que são só reclamonas e ranzinzas mesmo!

Outro dia li em uma daquelas mensagenzinhas de facebook, com fotinhos bonitas e tals, estava escrito assim: "Felicidade não é um objetivo de vida, mas sim, um caminho que escolhemos para viver". E esse foi um daqueles momentos raros em que alguma coisa no facebook realmente prende a nossa atenção, porque faz todo o sentido em nossas vidas. A verdade é bem essa mesmo, já há muito tempo, aprendi que a gente não deve passar a vida toda correndo atrás da felicidade, devemos é viver intensamente com a companhia dela. E na mesma semana uma outra mensagenzinha de facebook me marcou, ela dizia: "A vida não é sobre esperar a tempestade passar, mas de aprender a dançar na chuva".

Algumas pessoas que se consideram grandes sofredoras, só conseguem ver seu próprio sofrimento e não notam que ao redor existem pessoas com sofrimentos imensos também, mas que não se deixam abater. Não estou aqui pra falar do quanto eu já sofri ou de cada um dos problemas que já enfrentei na minha vida, mas posso dizer que de tanto chorar, minhas lágrimas secaram, de tanto ficar triste, eu cansei. E hoje prefiro sorrir e ser feliz, que me desgastam menos e me tornam uma pessoa melhor para conviver, tanto para os que estão à minha volta, quanto para mim mesma. Sim, porque por vezes, nem eu mesma me aturava!

Quando comecei a escrever esse post, estava tomando meu café, olhando pela janela do apartamento, observando as coisas que me fazem feliz: o céu cinza, a chuva caindo, o Parque do Estado todo verdinho, os aviões decolando desafiando o bom senso e provando que a física é mesmo linda! Eu estava observando, pensando sobre as pessoas que reclamam tanto ou que escrevem aquelas mensagens ou textos que visivelmente são uma forma de tentarem convencer a si mesmas de que a vida vai melhorar ou de que ela nem é tão ruim... E, para ser sincera, eu estava esperando era a chuva diminuir umpouco para eu poder sair e resolver algumas coisas que preciso fazer na rua. Depois de escrever aquela frase sobre a vida, de não esperar a tempestade passar, mas aprender a dançar na chuva, percebi que eu poderia só terminar de escrever esse post, para que algumas das pessoas que andam tão pessimistas, pudessem ler e então eu já poderia sair, independente da chuva ter diminuído ou não, afinal, a vida não é sobre isso, né?! (risos) Mas enquanto eu escrevia, a chuva parou! (risos)

Então eu espero que a carapuça sirva em quem tiver que servir... E gostaria que essas pessoas entendessem que a vida sem sofrimentos e obstáculos, seria muito chata! A gente precisa de um pouco de aventura, de um pouco de emoção e, com certeza, todas as conquistas são mais doces quando o sacrifício para alcança-las é grande.

O que tenho pra dizer é que não viemos a essa vida para sofrer, viemos para sermos felizes, então pare de se lamentar pelos problemas, preste atenção no que há de bom ao seu redor, sorria e a vida sorrirá de volta. Aprenda a encontrar a felicidade em cada segundo da sua vida, seja ela como for, ao invés de olhar a felicidade dos outros e querer para si. Encontre a sua própria felicidade, ela está à sua volta, você é que está deixando de ver porque faz os seus problemas parecerem tão grandes que eles encobrem a felicidade. Ela está lá, bem ali, escondidinha atrás daquele problema que você pensa que não tem solução.

Mas não posso culpar ninguém por escrever sobre tristeza e sofrimento, porque, em geral, escrevemos sobre aquilo que estamos vivendo. Por isso eu escrevo sobre a felicidade. Espero que daqui a alguns dias, quando entrar no facebook, existam mais textos e mensagens sobre felicidade, amor, paz e alegria do que sobre sofrimento, tristeza, decepção e falta de esperança. Afinal nossos textos são as janelas das nossas almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário